domingo, 24 de outubro de 2010

Reaproveitamento da água em uma residência

RESUMO:
O presente projeto visa demonstrar maneiras de buscar o máximo de
aproveitamento da água em uma residência, para tal foi criado um ciclo de utilização da água, onde de acordo com a sua utilização, seja possível reutilizar novamente para outra finalidade a um custo reduzido.
O grupo buscou fontes de informações junto a sites de companhias de
saneamento, projetos de hidráulica, entre outros, e a conclusão imediata que chegamos é de total viabilidade, onde com algumas transformações na parte hidráulica de uma residência e uma pequena manutenção periódica, teremos uma considerável economia de um bem natural e não renovável tão essencial para o ser humano.
INTRODUÇÃO:
O presente projeto visa demonstrar na prática, uma das diversas maneiras de buscarmos uma economia considerável na utilização de um bem vital a vida humana, a ''ÁGUA POTÁVEL''.
Para tanto o grupo pretende demonstrar o uso da água de forma racional e
econômico, através de um reaproveitamento cíclico de tal bem conforme a sua utilização e sua destinação até o descarte final em uma residência
onde quer de forma estritamente necessária, ou de forma de desperdício puro, é utilizado uma grande quantidade deste bem natural.
DESENVOLVIMENTO:
Sobre este projeto torna-se irrelevante relatarmos uma fonte de consulta
específica, pois atualmente é notório o quanto é importante para o nosso planeta a ÁGUA POTÁVEL, diariamente nos deparamos através,principalmente da imprensa,da preocupação mundial em buscar formas de utilizaçao racional desse bem, onde em diversos países ou regiões já se tornou um bem tão ou mais valoroso que o próprio
combustível; na nossa própria conta de água é alertado para o uso racional da água,ou seja, é de conhecimento de todos, ou deveria ser pelo menos, de quanto é importante bem utilizarmos a água.
Para tanto o grupo montou em uma maquete uma estrutura cíclica de
aproveitamento da água em uma residência, buscando de forma simples demonstrar a viabilidade de ser transformado para uma escala real de uma residência.
RESULTADOS E CONCLUSÃO:
Considerando uma média pluviométrica anual de 815,50 mm, ocorrido no ano de 2006,conforme site da defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul,a quantidade de água em volume que poderia ser armazenada e devidamente utilizada a cada 1 m/2 de telhado é de 81 litros ao ano, ou 6,75 ao mês e levando-se em consideração que uma residência pequena possui 150 m/2, há o aproveitamento de 1.012 litros de água ao mês.
Se multiplicarmos pela quantidade de residências que há em nossa cidade, que gera em torno de 55.093 somente na área central, conforme fonte da CORSAN teríamos uma economia de 55.781,66 toneladas de água ao mês.
No tocante a água que é reaproveitada dentro do ciclo da residência, utilizamos somente um cálculo íntimo de consumo, que seria o da utilização da caixa de descarga, levando-se em consideração que uma família possui em média 04 integrantes e que cada um acione a descarga 02 vezes ao dia e que a cada acionamento da descarga em média 6,5 litros, o consumo de água aproximado é de 1560 litros ao mês, e se
utilizarmos como base o número de residências citado no parágrafo
anterior temos um consumo de 85.945,08 toneladas de água.
Somente no descrito acima, entre aproveitamento da água da chuva e
reaproveitamento da água potável teríamos uma economia de aproximadamente 143.726,00 toneladas de água ao ano, quantidade esta, que com certeza nossos descendentes terão muita necessidade para a sua sobrevivência. Nomes dos integrantes: Augusto, Jean, Maxiel, Tainara e Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário